quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Ouvido humano amador para Villa-Lobos

Segundo dia do coloquio Hommage à Villa-Lobos e um pequeno balanço. Participei do coloquio com uma perspectiva de curiosa. Acho que eu era a mais ignorante em termos de música na sala. Admiro estas pessoas que educam sua audição, trabalham com a percepção de forma a explorar profundamente a riqueza da música. Meu ouvido está na categoria humano, digamos amador. Mas mesmo o compositor nos ensina a perceber de forma simples e natural. Assim ele diz:
Nunca na minha vida procurei a cultura, a erudição, o saber e mesmo a sabedoria nos livros, nas doutrinas, nas teorias, nas formas ortodoxas. Nunca! Porque o meu livro era o Brasil. Não o mapa do Brasil na minha frente, mas a terra do Brasil onde eu piso, onde eu sinto, onde eu ando, onde eu percorro. Villa-Lobos, discurso em João Pessoa em 1951

Nenhum comentário:

Postar um comentário