Mostrando postagens com marcador Vida em Paris. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Vida em Paris. Mostrar todas as postagens

domingo, 5 de junho de 2011

Gertrude Stein, nota de curiosa (e uma referência de artigo do NYtimes)

Gertrude Stein, por Picasso
Um tempo atrás, comprei um livro com um título engraçado.. Frankenstein, Gertrude Stein.. (tinha mais um Stein..) lembrei.. era Einstein. Um trocadilho que me pareceu inteligente. A leitura não foi muito pra frente, o conteudo não era tão interessante como o título. Mas a referencia sobre Gertrude, ficou. Agora em Paris, claro que o contato se estreita. Ainda mais depois do filme (que adorei) Midnight in Paris. 

Deixou o registro deste artigo do NYTIMES falando de duas exposições sobre ela em San Francisco.

Minhas notas:
Seu primeiro grande livro "The making of Americans", data de 1905 (?), tem quase 1000 páginas.. inventando o modernismo antes de Joyce. Escrito a mão, sem revisão. 

Como promotora dos modernistas, não agiu só, mas em contato estreito com seu irmão Leo Stein. Ele adquirindo Cezannes et Renoirs e ela ficou notoria por promover Picasso e Matisse.

Estudou em Radcliffe (psicologia com William James) e depois medicina.. mas não se formou. 

Viveu com Alice Toklas, com quem tinha uma parceria pessoal e artistica. 

Durante a guerra, ela ficou em Paris.. colaborou com Vichy e até foi tradutora de discursos para o presidente francês sob a coloboração.

E não esquecendo que foi ela que cunhou a frase: "America is my country, but Paris is my hometown."

Seu endereço ..


Agrandir le plan

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Balade de 1 de maio de 2011

Dia do trabalho que nada.. vamos é passear de bicicleta! 12 kms entre a Rue du Temple, a Torre Eiffel, uma paradinha para comer uns presuntos e acepipes (ou seja lá como se escreve isso..) na tratoria do Signore Vicenzo.. e depois de volta até a Saint Eustache para assistir a missa.



Ciclista quase profissional .. Edson na velib.


Agrandir le plan
Amplie o mapa pra ver o percurso todo que fizemos.


E uma paradinha para umas comidinhas italianas; ao lado de Vicenzo e Angela.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Se alguém perguntar por mim, diz que fui por ai..17 Kms por Paris

Sai ontem de bicicleta sem destino. Botei uma música pra tocar e meu capacete por segurança. Minha velô de 15 euros com o adesivo: "Gentileza gera gentileza" .. se alguém perguntar por mim... diz que fui por ai.


View Larger Map

Flashs do passeio:

A igreja ortodoxa

domingo, 20 de junho de 2010

Dia de jogo do Brasil e de Concerto na Saint Eustache

Domingo cheio de atividade..


Concerto de orgão na St Eustache(ninguem é de ferro..)

DIMANCHE 20 JUIN 2010 – Dans le cadre des 36h de musique de Saint-Eustache, l'audition aura lieu à 17h
Yanka HEKIMOVA interprète
  • W.A. MOZART - Adagio et Rondo en Ut pour Harmonica de verre et Quatuor KV 617 (transcription de Jean Guillou)
  • J. BRAHMS - Prélude et Fugue en Sol mineur
Vincent CROSNIER interprète
  • G.F. HAENDEL - "Horn Pipe" de la Water Music (transcription et cadence de Jean Guillou)
 E depois jogo do Brasil no Studio 'Ermitage.. com a trupe animada de franceses e brasileiros.. 

Amanha começa o verão e é o dia da música!

sexta-feira, 2 de abril de 2010