Hoje celebramos o dia de Padre Pio. Alguém do nosso tempo que viveu profundamente o olhar do homem para a perfeição! Recebeu os stigmas de Cristo e se compadecia ao celebrar a missa.. alguém tão perto de nós no tempo, tão diferente da nossa concepção do real. Encontra-lo nos permite alargar o que achamos possível e ter esperança na nossa própria capacidade de crescer e ser.
Organizar o pensamento, dividir as emoções, flashes do cotidiano e quem sabe, um dia, passando para o papel.
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Vanitas Vanitatum, Ominia Vanita
| The Vanita collection by Vladi Rapaport. Simply Amazing |
Ilusão das ilusões...
Olha as palavras nos enganando também! Vaidade para o mundo hoje é amor proprio, é se cuidar.. Lembro de outra citação boa: "quem não se enfeita, a si, enjeita"! Então quando ouvimos: vaidade das vaidades.. à mim soa como uma recriminação à esta vaidade digamos, feminina, corrente.. mas não é nada disso. É só um alerta de que tudo no mundo é ilusório, uma lembrança de valores reais, permanentes.
E além disso.. o texto original é quase uma poesia!
Livro de Eclesiastes 1,2-11.
Ilusão das ilusões - disse Qohélet - ilusão das ilusões: tudo é ilusão. Que proveito pode tirar o homem de todo o esforço que faz debaixo do Sol? Uma geração passa, outra vem; e a terra permanece sempre. O Sol nasce e o Sol põe-se e visa o ponto donde volta a despontar. O vento vai em direcção ao sul, depois ruma ao norte; e gira, torna a girar e passa, e recomeça as suas idas e vindas. Todos os rios correm para o mar, e o mar não se enche. Para onde sempre correram, continuam os rios a correr. Todas as palavras estão gastas, o homem não consegue já dizê-las. A vista não se sacia com o que vê, nem o ouvido se contenta com o que ouve. Aquilo que foi é aquilo que será; aquilo que foi feito, há-de voltar a fazer-se: e nada há de novo debaixo do Sol! Se de alguma coisa alguém diz: «Eis aí algo de novo!», ela já existia nas eras que nos precederam. Não há memória das coisas antigas; e também não haverá memória do que há-de suceder depois; nem ficará disso memória entre aqueles que hão-de vir mais tarde.
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
sábado, 31 de julho de 2010
Dia de Ignacio e de Raquel
Poderoso este dia 31 de julho! De um lado um grande místico, um idealista extremo em busca da perfeição ..Ignacio. De outra uma radiosa menina que vibra com o samba, leva a vida pulsando com seu coração em ritmo acelerado.. Raquel.
Quando ela nasceu lá nos idos do ano de 1982, eu senti sua vinda como uma benção de Deus. E ela sempre foi assim cheia de força, uma intuição poderosa, alternando meiguice e genio, quantas vezes botou a casa a baixo.. mas agora ela vive uma nova dimensão de entendimento. Com a chegada da Beatriz, aquela menina se redescobre ainda mais .. um novo nascimento se produz. E isso é que é o bonito da historia, que liga Ignacio a Raquel a todos nós. Vivendo em baixo do céu, tudo que é criado se relaciona e muito do que ainda não é conhecido se intui.
Escrevo neste dia 31, com um sentimento quase de solenidade. Nada poderia refletir o amor que sinto por esta menina que me chegou às 6 horas da tarde e que foi para mim sempre um deslumbramento de alegria. um destaque na passarela!
Enfim Ignacio e Raquel ressoem o salmo de hoje que fala de coragem, alegria e acima de tudo, ação de graças!
..
Louvarei, com cânticos, o nome de Deus; hei-de glorificá lo com acções de graças.
Que os humildes vejam isto e se alegrem, e os que buscam a Deus se encham de coragem.
Quando ela nasceu lá nos idos do ano de 1982, eu senti sua vinda como uma benção de Deus. E ela sempre foi assim cheia de força, uma intuição poderosa, alternando meiguice e genio, quantas vezes botou a casa a baixo.. mas agora ela vive uma nova dimensão de entendimento. Com a chegada da Beatriz, aquela menina se redescobre ainda mais .. um novo nascimento se produz. E isso é que é o bonito da historia, que liga Ignacio a Raquel a todos nós. Vivendo em baixo do céu, tudo que é criado se relaciona e muito do que ainda não é conhecido se intui.
Escrevo neste dia 31, com um sentimento quase de solenidade. Nada poderia refletir o amor que sinto por esta menina que me chegou às 6 horas da tarde e que foi para mim sempre um deslumbramento de alegria. um destaque na passarela!
Enfim Ignacio e Raquel ressoem o salmo de hoje que fala de coragem, alegria e acima de tudo, ação de graças!
..
Louvarei, com cânticos, o nome de Deus; hei-de glorificá lo com acções de graças.
Que os humildes vejam isto e se alegrem, e os que buscam a Deus se encham de coragem.
sexta-feira, 25 de junho de 2010
Refletindo sobre Simeão, ortodoxo em Constantinopla
O monge oriental Simeão o Novo Teólogo, exerceu uma notável influência sobre a teologia e a espiritualidade do Oriente, em particular no que diz respeito à experiência da união mística com Deus, nos conta Bento XVI.
Historia
Historia
Simeão o Novo Teólogo nasceu em 949 na Galácia, em Paflagônia (Ásia Menor), de uma família nobre da província. Ainda jovem, ele se transferiu para Constantinopla para empreender os estudos e entrar para o serviço do imperador.
A angustia o estimulou a buscar respostas. Seu testemunho sobre a experiência íntima, completamente pessoal, como caminho e encontro com Deus soa atual e concreta.
A consciência como guia
Ele encontrou em Simeão o Piedoso (Eulabes), um simples monge do mosteiro Studion, em Constantinopla, um guia espiritual. Por seu intermedio conheceu o tratado “A lei espiritual”, de Marcos o Monge. Nesse texto, Simeão o Novo Teólogo encontrou um ensinamento que o marcou muito:
“Se você busca a cura espiritual – leu nele – esteja atento à sua consciência. Tudo o que ela lhe disser, faça e assim você encontrará o que lhe é útil”.
Alguns passagens do seu Hino 30 que me chamaram atenção:
"Antes que brilhasse a luz divina,
Não me conhecia a mim mesmo..
E a mim, que estava completamente exausto,
E tinha perdido as forças,
Pôs-me aos ombros (Lc 15, 5),
E levou-me para fora do meu inferno. [...]
E tinha perdido as forças,
Pôs-me aos ombros (Lc 15, 5),
E levou-me para fora do meu inferno. [...]
Estranha maravilha: a minha carne, a minha alma e o meu corpo
Participam da glória divina.
Participam da glória divina.
domingo, 20 de junho de 2010
Dia de jogo do Brasil e de Concerto na Saint Eustache
Domingo cheio de atividade..
E depois jogo do Brasil no Studio 'Ermitage.. com a trupe animada de franceses e brasileiros..
Concerto de orgão na St Eustache… (ninguem é de ferro..)
DIMANCHE 20 JUIN 2010 – Dans le cadre des 36h de musique de Saint-Eustache, l'audition aura lieu à 17h
Yanka HEKIMOVA interprète
- W.A. MOZART - Adagio et Rondo en Ut pour Harmonica de verre et Quatuor KV 617 (transcription de Jean Guillou)
- J. BRAHMS - Prélude et Fugue en Sol mineur
Vincent CROSNIER interprète
- G.F. HAENDEL - "Horn Pipe" de la Water Music (transcription et cadence de Jean Guillou)
Amanha começa o verão e é o dia da música!
sábado, 5 de junho de 2010
Supostamente culpado
A locutora da Globo News informa que: "O Papa é criticado por supostamente ter escondido os casos de pedofilia." A noticia não é que ele tenha escondido, mas que supostamente escondeu. Ou seja: é relevante que seja suspeito de ter feito. Isso é justo? Qual a diferença entre a noticia e a calunia? Mas mesmo que o Papa nos pareça antiquado e conservador, isso faz dele um criminoso?
No seu conjunto, as manchetes fazem uma relação entre pedofilia e igreja, inferindo uma correlação direta. Não é.
No seu conjunto, as manchetes fazem uma relação entre pedofilia e igreja, inferindo uma correlação direta. Não é.
Assinar:
Postagens (Atom)

.jpg)