Um dia normal de aulas, caminhada, frio, dia cinzento de outono em Paris. Maravilhoso. E no final, uma coisa mais fantástica ainda aconteceu. Não posso evitar, tenho que registrar aqui. Despretenciosamente, fui a uma missa dos estudantes de Paris. Tudo bem, era na Notre Dame, mas isso nem sempre é uma vantagem. Embora linda, tem os turistas passando em volta que quebram um pouco o clima de recolhimento. Então cheguei, pensando comigo mesma.. será que tem gente, tá vazio, mais ou menos.. e qual a minha surpresa? Logo na entrada, jovens de camiseta amarela organizavam a entrada das pessoas, filtravam turistas; a igreja hoje era só missa. E lá dentro que coisa emocionante; a igreja cheia de jovens. Quando entrei fui orientada por outros jovens de camiseta amar ela que me direcionaram à um lugar pra ficar (em pé). Tudo bem. Mas outra surpresa ainda estava por vir. Quando todo mundo sentou, o pessoal ao meu lado começou a sentar no chão.. só ai percebi que a igreja toda sentou no chão! Tiraram todas as cadeiras para caber mais gente. A Notre Dame estava lotada de jovens sentados no chão para uma missa.. e eu lá. Foi lindo. Em geral a idade media das missas é em torno dos 65 anos... baixa pra 55 em dias de batizado. É dificil explicar o que me tocou nisso. Talvez eu não esteja acostumada a ver tantos jovens em clima sincero de oração, uma busca que parecia ali tão natural. As músicas estavam lindas e não porque tinham super cantores cantando.. mas todos cantavam (verdade que tinha um bom coral atrás e uma orquestra pra dar suporte) e sem clima de concerto, era clima de missa feita por gente com seus corações. Ai está.
Organizar o pensamento, dividir as emoções, flashes do cotidiano e quem sabe, um dia, passando para o papel.
terça-feira, 18 de novembro de 2008
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
Os primeiros dias em Paris
Cheguei em Paris no dia 26 de outubro, um domingo. Até acertar os fusos, acalmar as ansiedades e focar as energias para cumprir todas tarefas da burocracia (inscrição na universidade, carteira de estudante, carta de sejour, telefone, longa lista..) fiquei um pouco atordoada. Some-se a espectativa e a excitação de estar onde eu queria estar. Tudo foi se acalmando, um pouco de meditação e respiração profunda ajudaram. A Sorbonne é um personagem em si. A lógica francesa não é exatamente cartesiana. Mas este vai ser um capítulo a parte. Com uma comida maravilhosa, queijos, vinhos.. haja caminhada, que bom que ter um carro aqui é praticamente impossível e que todos os dias tenho 5 andares para subir.
terça-feira, 9 de setembro de 2008
Filas no Catamará em Niteroi

Estou colecionando fotos para uma reportagem urbana; varias fotos das filas que se fazem no catamarã. Deve ser por que a passagem é muito barata e está em promoção; são só 8 reais! De graça! Na verdade a BARCAS S A poderia cobrar mais, de acordo com seus custos, mas faz uma desconto camarada para o povo de Niteroi.Falando serio: cade o poder público nesta historia? Quem aprovou uma planilha de custos para se cobrar um preço destes?
terça-feira, 13 de maio de 2008
Hábitos e o seu cérebro .. como eles convivem?

Quebrar hábitos, inventar novos, aprender com prazer. Tudo isso pode te ajudar a ficar mais esperto, ter uma vida mais longa e pasme: pode também ajudar a emagrecer. Quando o seu cérebro está em atividade se alongando, buscando novas conexões, o seu corpo gasta mais calorias. Bom, então se você achar que é pouco a gente baixar as chances de ter Alzheimer tenho certeza de que este argumento será imbatível. Exercicio mental emagrece.
Detalhes no artigo do NYT.
quarta-feira, 26 de março de 2008
Adoro Cecilia Bartoli

E Cecilia Bartoli adora Malibran.. uma cantora espanhola que viveu há 2 séculos, será isso mesmo? De qualquer forma, gostaria de estar em Paris para ve-la na Sala Pleyel; como será a sua leitura de outra cantora, por que esta impressão forte, como pode uma cantora impressionar outra ao longo do tempo, tão distantes no tempo digo?
O Le Monde conta..
quarta-feira, 19 de março de 2008
segunda-feira, 23 de julho de 2007
Artist's Way
Na lista de escritores e editores da qual participo surgiu a indicação deste livro. Segundo a referencia, é um ótimo guia para escritores, envolvendo o processo criativo, desbloqueio de bloqueios e tudo o mais. Vou dar uma olhada.
Assinar:
Postagens (Atom)