quinta-feira, 21 de abril de 2011

Palestra sobre meditação


Uma ótima introdução à meditação por Fr. Laurence! Eu já havia assistido à uma conferencia dele no Rio ..(tem mais que dois anos"#@!) .. e é uma porta para uma experiência muito boa! Além do mais, ele faz parecer tudo muisto facil, acessível e lógico. Eu estou perto deste retiro, em Cork .. mas conectando as palestras virtualmente .. puras ondas de meditação? Ou tecnologia?
Feliz Páscoa! Cásca shona duit (in Irish Gaelic)

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Edith Stein sobre os preparativos da Páscoa


Santa Teresa - Benedita da Cruz [Édith Stein] (1891-1942), carmelita, mártir, co-padroeira da Europa

«Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?»

Sabemos pelos relatos evangélicos que Cristo rezou como um judeu crente e fiel à Lei. [...] Pronunciou as antigas orações de bênção, que ainda hoje se dizem, pelo pão, pelo vinho e pelos frutos da terra, como mostram as narrações da última Ceia, totalmente consagrada à execução de uma das obrigações religiosas mais santas: a solene refeição da Páscoa, que comemorava a libertação da servidão do Egipto. Talvez seja aqui que nos é dada a visão mais profunda da oração de Cristo, como chave que nos introduz na oração de toda a Igreja. [...]


A bênção e a partilha do pão e do vinho faziam parte do rito da refeição pascal. Mas tanto uma como a outra recebem aqui um sentido inteiramente novo. Aqui nasce a vida da Igreja. É certo que é apenas no Pentecostes que Ela nasce como comunidade espiritual e visível. Mas aqui, na Ceia, realiza-se o enxerto da vara na cepa que torna possível a efusão do Espírito. As antigas orações de bênção tornaram-se, na boca de Cristo, palavras criadoras de vida. Os frutos da terra tornaram-se a Sua carne e o Seu sangue, cheios da Sua vida. [...] A Páscoa da Antiga Aliança tornou-se a Páscoa da Nova Aliança.

A Oração da Igreja (a partir da trad. Paris 1955, pp. 19-22; cf Source cachée, p. 54)

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Se alguém perguntar por mim, diz que fui por ai..17 Kms por Paris

Sai ontem de bicicleta sem destino. Botei uma música pra tocar e meu capacete por segurança. Minha velô de 15 euros com o adesivo: "Gentileza gera gentileza" .. se alguém perguntar por mim... diz que fui por ai.


View Larger Map

Flashs do passeio:

A igreja ortodoxa

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Palestra sobre física quântica e espiritualidade


Já asssisti a uma palestra com o Prof Daldegan sobre explicando as relações entre ciência e espiritualidade. 
Segue o release de sua próxima palestra em abril, no Rio.


É uma palestra, como as outras da série Física Quântica, Ciência e Espiritualidade - mostra como a nova maneira de entender a realidade muda tudo: dá sentido à vida, ordem e propósito à Evolução, dignidade ao ser humano, poder causal à Intenção (e à Atenção) para transformar o mundo e a nós próprios - e o que é mais importante,  revela que o mundo é essencialmente espiritual e que a Consciência é Una e Primordial.

O título é "Física Quântica e a Evolução da Vida" e está marcada para o dia 6 de abril (quarta), começando às 19:00 horas. Ela já foi apresentada antes, mas revista com novos slides e com acréscimos, para uma melhor compreensão do tema.  

Vamos falar das novas descobertas na Biologia que mostram que DNA não é destino, que o meio ambiente e o código genético interagem, desde a vida intra-uterina até a mais avançada idade, para mudar a expressão genética, esta sim decisiva na progressão ou remissão de estados patológicos tanto físicos quanto psicológicos e que pode afetar várias gerações subsequentes.

O Espaço Telezoom está com novo endereço, muito próximo do anterior, lá mesmo no Humaitá. Fica na Rua Mario de Andrade n° 48  (Largo dos Leões). É uma casa de dois andares, atras de uma fachada branco-amarela, na esquina com a rua Mario Pederneiras.

Há um estacionamento na rua, em frente ao Telezoom, mas caso não hajá mais vagas disponíveis é possível estacionar no Largo dos Leões ou na Cobal. A distância a pé pela Rua Mário de Andrade, do Largo dos Leões (Ponto de Taxi)até o Telezoon
É importante tomar conhecimento das descobertas paradigmáticas da Física Quântica e somar forças em sua divulgação, neste momento decisivo de nossa espécie, uma época época onde apesar da evidências decisivas em contrário, a crença no materialismo é ainda muito forte. Juntos podemos fazer uma grande diferença.

Mais detalhes sobre a palestra e inscrição no site do Espaço Telezoom www.telezoom.com.br

sábado, 29 de janeiro de 2011

Agostinho sobre a fé

Passei um bom periodo sem brindar "ao pensar" mas hoje, depois de ler um lindo texto sobre a fé de Agostinho de Hipona, me senti obrigada a registra-lo. Como é moderna sua linguagem .. um homem do Imperio Romano do século IV! 
E sobre a fé, ajuto uma outra citação, de Paulo numa carta aos Hebreus: "Deus não nos criou com um espírito de medo, mas um espírito de força, amor e razão. " A fé exige força, determinação. O amor, nos inspira a caminhar para o que é certo. E a razão.. a razão é um dom que busca a conciliação. Por que não exercita-la? 

Comentário ao Evangelho do dia feito por 
Santo Agostinho (354-430), Bispo de Hipona (Norte de África) e Doutor da Igreja
Discursos sobre os salmos, PS 54,10; CCL 39, 664
«Ele falou imperiosamente ao vento e disse ao mar: 'Cala-te'»
Estás no mar e surge uma tempestade. Não te resta senão gritar: «Salva-me, Senhor!» (Mt 14, 30) Ele estende-te a mão, O que anda sobre as ondas sem temor, que te remove o medo, que assenta n'Ele próprio a tua segurança, que te fala ao coração e te diz: «Pensa no que já suportei. Sofres por causa de um mau irmão, de um inimigo exterior? Não tive Eu também os meus? À minha volta, os que arreganhavam dos dentes, mais perto de Mim, o discípulo que Me traiu».


É verdade, a tempestade causa estragos. Mas Cristo salva-nos «da pequenez da alma e da tempestade» (Sl 54, 9 LXX). O teu navio está agitado? Talvez seja porque em ti Cristo dorme. Sobre um mar furioso, o barco onde navegavam os discípulos estava agitado, e contudo Cristo dormia. Por fim, chegou o momento em que estes homens perceberam que estava com eles o Senhor e Criador dos ventos. Aproximaram-se de Cristo, despertaram-nO: Cristo mandou calar os ventos e fez-se uma grande calma.


O teu coração perturba-se com razão, se esqueces em Quem crês; e o teu sofrimento torna-se insuportável se tudo o que Cristo sofreu por ti permanece distante do teu espírito. Se não pensas em Cristo, Ele dorme. Desperta Cristo, recorre à tua fé. Porque Cristo dorme em ti quando te esqueces da Sua Paixão; se a recordas, Cristo vela por ti. Quando tiveres meditado com todo o teu coração no que Cristo sofreu, não suportarás com mais perseverança as tuas aflições? E talvez te sintas, com alegria, levemente semelhante ao teu Rei no sofrimento. Sim, quando estes pensamentos começarem a consolar-te e a dar-te alegria, saberás que foi Cristo que Se levantou e que mandou calar os ventos; daí a calma que se faz em ti. «Espero, diz um salmo, Aquele que me salvará da pequenez de alma e da tempestade».  

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Por que votar em Serra

Em apoio a candidatura de José Serra, replico aqui o editorial do Jornal o Estado de São Paulo de 27 de setembro de 2010


  "O MAL A EVITAR"
 "A acusação do presidente da República de que a Imprensa “se comporta como um partido político” é obviamente extensiva a este jornal. Lula, que tem o mau hábito de perder a compostura quando é contrariado, tem também todo o direito de não estar gostando da cobertura que o Estado, como quase todos os órgãos de imprensa, tem dado à escandalosa deterioração moral do governo que preside. E muito menos lhe serão agradáveis as opiniões sobre esse assunto diariamente manifestadas nesta página editorial. Mas ele está enganado. Há uma enorme diferença entre “se comportar como um partido político” e tomar partido numa disputa eleitoral em que estão em jogo valores essenciais ao aprimoramento se não à própria sobrevivência da democracia neste país Com todo o peso da responsabilidade à qual nunca se subtraiu em 135 anos de lutas, o Estado apoia a candidatura de José Serra à Presidência da República, e não apenas pelos méritos do candidato, por seu currículo exemplar de homem público e pelo que ele pode representar para a recondução do País ao desenvolvimento econômico e social pautado por valores éticos. O apoio deve-se também à convicção de que o candidato Serra é o que tem melhor possibilidade de evitar um grande mal para o País.
Efetivamente, não bastasse o embuste do “nunca antes”, agora o dono do PT passou a investir pesado na empulhação de que a Imprensa denuncia a corrupção que degrada seu governo por motivos partidários. O presidente Lula tem, como se vê, outro mau hábito: julgar os outros por si. Quem age em função de interesse partidário é quem se transformou de presidente de todos os brasileiros em chefe de uma facção que tanto mais sectária se torna quanto mais se apaixona pelo poder. É quem é o responsável pela invenção de uma candidata para representá-lo no pleito presidencial e, se eleita, segurar o lugar do chefão e garantir o bem-estar da companheirada. É sobre essa perspectiva tão grave e ameaçadora que os eleitores precisam refletir O que estará em jogo, no dia 3 de outubro, não é apenas a continuidade de um projeto de crescimento econômico com a distribuição de dividendos sociais. Isso todos os candidatos prometem e têm condições de fazer. O que o eleitor decidirá de mais importante é se deixará a máquina do Estado nas mãos de quem trata o governo e o seu partido como se fossem uma coisa só, submetendo o interesse coletivo aos interesses de sua facção. Não precisava ser assim. Luiz Inácio Lula da Silva está chegando ao final de seus dois mandatos com níveis de popularidade sem precedentes, alavancados por realizações das quais ele e todos os brasileiros podem se orgulhar, tanto no prosseguimento e aceleração da ingente tarefa – iniciada nos governos de Itamar Franco e Fernando Henrique – de promover o desenvolvimento econômico quanto na ampliação dos programas que têm permitido a incorporação de milhões de brasileiros a condições materiais de vida minimamente compatíveis com as exigências da dignidade humana. Sob esses aspectos o Brasil evoluiu e é hoje, sem sombra de dúvida, um país melhor. Mas essa é uma obra incompleta. Pior, uma construção que se desenvolveu paralelamente a tentativas quase sempre bem-sucedidas de desconstrução de um edifício institucional democrático historicamente frágil no Brasil, mas indispensável para a consolidação, em qualquer parte, de qualquer processo de desenvolvimento de que o homem seja sujeito e não mero objeto. Se a política é a arte de aliar meios a fins, Lula e seu entorno primam pela escolha dos piores meios para atingir seu fim precípuo: manter-se no poder. Para isso vale tudo: alianças espúrias, corrupção dos agentes políticos, tráfico de influência, mistificação e, inclusive, o solapamento das instituições sobre as quais repousa a democracia – a começar pelo Congresso E o que dizer da postura nada edificante de um chefe de Estado que despreza a liturgia que sua investidura exige e se entrega descontroladamente ao desmando e à autoglorificação? Este é o “cara”. Esta é a mentalidade que hipnotiza os brasileiros. Este é o grande mau exemplo que permite a qualquer um se perguntar: “Se ele pode ignorar as instituições e atropelar as leis, por que não eu?” "ESTE É O MAL A EVITAR"

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Padre Pio, vida mística não muito longe daqui

Hoje celebramos o dia de Padre Pio. Alguém do nosso tempo que viveu profundamente o olhar do homem para a perfeição! Recebeu os stigmas de Cristo e se compadecia ao celebrar a missa.. alguém tão perto de nós no tempo, tão diferente da nossa concepção do real. Encontra-lo nos permite alargar o que achamos possível e ter esperança na nossa própria capacidade de crescer e ser.