segunda-feira, 22 de abril de 2013

Abigail, Bil, Biga

Quanto sabemos de nossa familia, das pessoas que carregaram o nosso DNA... ? Um pouco de nossos pais, as vezes um pouco de nossos avós. Graças à uma lista que minha mãe fez, com as datas dos aniversarios, sei que hoje é aniversario de morte de meu avô Bil. Penso sempre nele, tão intensa foi a sua presença em minha vida, embora ele tenha ido quando eu tinha apenas 15 anos... e nos anos que se sucederam, sua presença ficou em mim. Abigail Nunes de Moraes, advogado, homem altivo com seus 1,60.
Colegio Salesianos, Niteroi
As historias que contava da familia em São José do Calçado, animavam as viagens de carro para a fazenda, para Araruama, para o Sul. Filho de fazendeiro, muitos irmãos e irmãs, brigas, Zezé implicava, Dona Cecilia não queria saber quem tinha razão, tirava o cinto, Biga puxava o Zezé para um lado e para o outro e se protegia da surra... o pia Chichico queria ter filho doutor. E foram médicos e advogados, menos as moças, claro. Da fazenda Catadupa, Biga foi estudar em Niteroi, no Colegio Salesianos. 
Um dia entrou na cozinha e viu o cozinheiro virar um saco de feijão direto na panela.. sem lavar nem nada. Depois daquele dia não conseguia comer, até cair de fraqueza na missa. Apesar dos pesares, sua relação com Deus sempre me pareceu intima. Nas pequenas coisas, na forma como se portava na missa, no interesse em levar novas músicas do Santuario das Almas para Calçado. Ele era um membro vivo da igreja. Vibrava sua fé concretamente no mundo. Seu amor atravessou em mim os anos e hoje, eu avó, registro um pouco do Bil que porto nas minhas células com orgulho, na minha memoria, com carinho.

A propósito da historia de São José do Calçado, de uma olhada em  O Broinha


quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Um salmo para enfeitar este dia

Deus nos conhece, conhece nossos atos, entra nos nossos pensamentos... por que não pedir-lhe ajuda? Genial esta retórica! Ao mesmo tempo poética e pragmática.. fica aqui o texto em francês, por hora. 
Tu me scrutes, Seigneur, et tu sais ! 
Tu sais quand je m'assois, quand je me lève ; 
de très loin, tu pénètres mes pensées. 
Tous mes chemins te sont familiers. 

C'est toi qui as créé mes reins, 
qui m'as tissé dans le sein de ma mère. 
Je reconnais devant toi le prodige, 
l'être étonnant que je suis.

Scrute-moi, mon Dieu, tu sauras ma pensée 
éprouve-moi, tu connaîtras mon cœur. 
Vois si je prends le chemin des idoles, 
et conduis-moi sur le chemin d'éternité. 

Ps 139(138),1-2.3b.13-14ab.23-24.

Em homenagem ao aniversário do meu querido sobrinho Arthur! Que Deus que mora em seu coração, caminhe com sua consciência! 

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A espiritualidade do 40 (ou sobre a Quaresma)

"É ridículo pensar que nós entraremos no paraiso sem entrar antes em nós mesmos."
Teresa de Ávila

Quaresma, palavra que vem do latim quadragésima, é o período de quarenta dias de introspecção e crescimento espiritual. Preparação para a transformação máxima da vida, a Páscoa. 
40 - O tempo da quaresma é de quarenta dias, porém em dias corridos somam quarenta e sete pois, de acordo com o cristianismo, o domingo, que já é dedicado como o dia do Senhor, durante a quaresma não é contado. Após esse período, se inicia o Tríduo Pascal, que termina no Domingo de Páscoa.

Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia.
Tempo de convergir 
A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja Católica, a Igreja Anglicana e algumas protestantes marcam para preparar os fiéis para a grande festa da Páscoa. Durante este período, os seus fiéis são convidados a um período de meditação. (Fonte Wikepedia)


E sobre o jejum 
O Senhor disse pela boca do profeta: «O jejum que Eu aprecio é este, [...] repartir o teu pão com o esfomeado, dar abrigo aos infelizes sem asilo, vestir o nu, e não desprezar o teu irmão» (Is 58,6-7). Eis o jejum que Deus aprova [...]: um jejum realizado no amor ao próximo e impregnado de bondade. Prodigaliza pois aos outros daquilo que retiras a ti próprio; assim, a tua penitência corporal permitir-te-á cuidar do bem-estar físico do teu próximo em necessidade.(São Gregório Magno (c. 540-604), papa e doutor da Igreja 
Homilias sobre os evangelhos, nº 16, 5)

domingo, 5 de junho de 2011

Gertrude Stein, nota de curiosa (e uma referência de artigo do NYtimes)

Gertrude Stein, por Picasso
Um tempo atrás, comprei um livro com um título engraçado.. Frankenstein, Gertrude Stein.. (tinha mais um Stein..) lembrei.. era Einstein. Um trocadilho que me pareceu inteligente. A leitura não foi muito pra frente, o conteudo não era tão interessante como o título. Mas a referencia sobre Gertrude, ficou. Agora em Paris, claro que o contato se estreita. Ainda mais depois do filme (que adorei) Midnight in Paris. 

Deixou o registro deste artigo do NYTIMES falando de duas exposições sobre ela em San Francisco.

Minhas notas:
Seu primeiro grande livro "The making of Americans", data de 1905 (?), tem quase 1000 páginas.. inventando o modernismo antes de Joyce. Escrito a mão, sem revisão. 

Como promotora dos modernistas, não agiu só, mas em contato estreito com seu irmão Leo Stein. Ele adquirindo Cezannes et Renoirs e ela ficou notoria por promover Picasso e Matisse.

Estudou em Radcliffe (psicologia com William James) e depois medicina.. mas não se formou. 

Viveu com Alice Toklas, com quem tinha uma parceria pessoal e artistica. 

Durante a guerra, ela ficou em Paris.. colaborou com Vichy e até foi tradutora de discursos para o presidente francês sob a coloboração.

E não esquecendo que foi ela que cunhou a frase: "America is my country, but Paris is my hometown."

Seu endereço ..


Agrandir le plan

quarta-feira, 4 de maio de 2011

When May Comes (Ou Quando a Elisa chegou)

Quando Elisa nos inspirou com o seu nascimento ..  surgiu esta música..
"When May comes the seed of freedom will spring in the earth
hunger and thirst will be banished away, will be banished away
Her brothers, the rain, the wind, the sun,
Will see she grows, wise and strong
And will not vanish away, will not vanish away

She will teach the seagulls how to fly
The river water to be pure and bright, and bright

People will be fed when they hear her tune
And hunger and thirst will be banished away.. "

Letra de Fernando Pfeil e Música de Hildete Vodopives



"Que o dia decorra alegre
Na pureza da manhã,
Que ao meio dia brilhe a fé
Que vença as sombras da noite.


Como o sol que brilha aos nossos olhos,
Venham até nós com a aurora
O Filho nos braços do Pai
E o Pai nos braços do Filho."
Hino de Santo Ambrosio, Splendor paternae gloriae, A Luz veio ao mundo!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Balade de 1 de maio de 2011

Dia do trabalho que nada.. vamos é passear de bicicleta! 12 kms entre a Rue du Temple, a Torre Eiffel, uma paradinha para comer uns presuntos e acepipes (ou seja lá como se escreve isso..) na tratoria do Signore Vicenzo.. e depois de volta até a Saint Eustache para assistir a missa.



Ciclista quase profissional .. Edson na velib.


Agrandir le plan
Amplie o mapa pra ver o percurso todo que fizemos.


E uma paradinha para umas comidinhas italianas; ao lado de Vicenzo e Angela.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Palestra sobre meditação


Uma ótima introdução à meditação por Fr. Laurence! Eu já havia assistido à uma conferencia dele no Rio ..(tem mais que dois anos"#@!) .. e é uma porta para uma experiência muito boa! Além do mais, ele faz parecer tudo muisto facil, acessível e lógico. Eu estou perto deste retiro, em Cork .. mas conectando as palestras virtualmente .. puras ondas de meditação? Ou tecnologia?
Feliz Páscoa! Cásca shona duit (in Irish Gaelic)